vacina para rinite no Rio de Janeiro

Descubra a importância das vacinas para doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite

Muitas vezes subestimamos o impacto que as doenças infecciosas como asma, rinite e bronquite podem ter na nossa saúde e qualidade de vida.

Em alguns casos e sem o devido tratamento de um médico alergista no Rio de Janeiro, podem nos expor a doenças mais graves e colocar nossas vidas em risco.

A vacinação é um dos pilares das populações saudáveis.

Especialmente quando consideramos que as vacinas são muitas vezes as melhores, se não a única maneira de nos proteger contra um grande número de doenças infecciosas graves ao longo de nossas vidas.

Saiba mais sobre as doenças respiratórias e onde você pode tomar sua vacina para asma no Rio de Janeiro:

Doenças respiratórias: o que são?

Como você já sabe, o sistema respiratório possui uma das funções mais importantes do nosso corpo, ou seja, fornecer oxigênio para todo o nosso corpo e eliminar o desperdício de dióxido de carbono.

Dessa forma, entendemos que desfrutar de uma boa capacidade respiratória é essencial para nossa saúde e bem-estar.

Por essa razão, você precisa saber tudo sobre doenças respiratórias, suas causas e consequências.

Nesse sentido, qualquer doença ou desordem que afete a qualidade de tal função seria identificada como uma doença respiratória. Mas quais são as principais doenças desse tipo?

Principais doenças do sistema respiratório

Descubra quais são as doenças respiratórias mais comuns, suas causas e consequências:

Asma

A origem dessa condição é muito variada, embora o mais proeminente seja o fator hereditário.

Por outro lado, também devido à predisposição alérgica, sobrepeso, rinite, tabagismo, fatores ambientais, etc.

Com relação às consequências, você deve saber que há uma obstrução reversível das vias aéreas que causa episódios agudos de sufocamento ou dispneia.

Bronquite

Continuando com doenças respiratórias, suas causas e consequências, devemos mencionar bronquite.

Na bronquite, ocorre uma infecção por um vírus que causa inflamação do revestimento dos brônquios.

A maioria das pessoas afetadas são adultos e em maior proporção a partir dos 60 anos. Também pode ser aguda ou crônica e gerar uma sensação de sufocamento ou dispneia.

Rinite

Continuando com doenças respiratórias, suas causas e consequências, não devemos ignorar esse transtorno que afeta a mucosa nasal.

Normalmente, é causada por alérgenos, embora fatores genéticos possam influenciar.

Causa espirro, coceira, obstrução e coriza e até falta de olfato. Embora não seja perigoso, o agravamento dos sintomas pode agravar a saúde dos afetados.

Quais são suas causas?

As doenças respiratórias crônicas são causadas principalmente por:

  • Tabagismo;
  • Poluição atmosférica interior (por fumaça de tabaco, outros tipos de combustão ou gases);
  • Poluição ambiental de escapamentos de carros ou industriais;
  • Inalação de poeiras, gases e outros produtos químicos no local de trabalho;
  • Predisposição genética.

Como elas são detectadas?

É importante prestar atenção à presença de qualquer um dos seguintes sinais de alerta:

  • Tosse persistente;
  • Falta de ar ou sensação de asfixia (dispneia);
  • Dores respiratórias;
  • Chiado ao respirar;

A importância da prevenção e tratamento de infecções respiratórias

Gripe, alergia, exacerbações de asma e distúrbios brônquicos são apenas algumas das patologias que afetam adultos e crianças ao passar de uma estação para outra e especialmente no outono e inverno.

Isso é importante porque as infecções respiratórias – sejam elas virais ou bacterianas e no caso de resfriados, gripes, rinite ou distúrbios brônquicos – se alojam no trato respiratório causando todos os tipos de complicações devido à combinação de predisposição genética e fatores externos.

Entre aqueles que sofrem de doenças anteriores, como a asma, as consequências geralmente são muito desagradáveis porque a incidência de crises ou exacerbações aumenta.

É muito importante que durante a mudança de estação e particularmente no outono e inverno, você esteja atento na prevenção.

Como isso é feito? Em primeiro lugar, utilizando as vacinas disponíveis.

Em seguida, enfatizando a relevância das medidas higiênicas, incluindo lavar as mãos, evitar a superlotação e desinfetar ambientes.

Em terceiro lugar, reforçando o sistema de defesa do corpo e, finalmente, enfatizando a importância de evitar a automedicação que geralmente é feita, como o uso de antibióticos que se mostraram cada vez menos eficazes devido à resistência que o organismo gera.

Como aliviar os sintomas dessas doenças respiratórias?

Você deve estar se perguntando como você pode melhorar a capacidade respiratória e aliviar os sintomas que geram esse tipo de doenças e patologias.

Como? Com a imunoterapia por meio da vacina.

A imunoterapia específica é o único tratamento para alergia respiratória capaz de modificar o curso natural da doença.

É um tratamento que consiste em administrar pequenas quantidades do alérgeno ao qual você é alérgico, assim “forçando” o sistema imunológico a “se acostumar” com esse alérgeno e nenhum sintoma ocorrer com exposição.

Normalmente, é administrado subcutâneamente ou de forma sublingual.

Tem-se demonstrado que a imunoterapia retarda a progressão para a asma, o que melhora os sintomas da rinite e da qualidade de vida.

A dessensibilização é importante

A dessenbilização é uma das melhores maneiras de se proteger contra doenças respiratórias.

A vacina para rinite no Rio de Janeirocontinua sendo o único tratamento disponível hoje capaz de modificar o curso das alergias.

Essas vacinas reduzem significativamente os sintomas de bronquite, rinite ou asma, e são capazes de modificar a evolução da doença, com efeito preventivo.

Como funciona a vacinação?

Todas as imunizações funcionam da mesma forma. A vacinação usa o sistema imunológico do seu corpo para aumentar a proteção a uma infecção ou alérgeno antes de entrar em contato com os mesmos.

Em outras palavras, é como estar infectado com a doença sem sofrer os sintomas reais.

Se você entrar em contato com uma infecção depois de vacinado, seu corpo trabalha para impedi-lo de contraí-la, ou você pode ter apenas um caso leve.

Ao contrário de outras abordagens propostas para a imunização (como a homeopatia), as vacinas têm sido rigorosamente testadas para demonstrar sua segurança e eficácia na proteção contra doenças infecciosas e respiratórias.

Como é administrada a vacina para doenças respiratórias?

Existem várias formas de receber o tratamento da imunoterapia, embora dois métodos tenham se mostrado mais eficazes e aprovados pela Organização Mundial da Saúde.

A primeira delas são injeções subcutâneas e a segunda é administrada sublingual (em gotas).

Quanto às injeções, elas serão sempre administradas em um centro de saúde e a observação é necessária durante os 30 minutos seguintes à sua aplicação (devido a possíveis reações adversas ao tratamento) e são consideradas altamente eficazes.

Vacina para asma, rinite e bronquite na Clínica Brasil Sem Alergia Rio de Janeiro

Como você pôde ver, a vacina é de extrema importância para tratar de aliviar os sintomas de pessoas que sofrem com  doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite, entre outras.

Escolher o lugar certo para tratar essas doenças é o primeiro passo para quem busca ter uma melhor qualidade de vida.

Se este é o seu caso, a Clínica Brasil Sem Alergia é o lugar certo para você.

Os especialistas que a clínica possui, já realizaram mais de 450 mil atendimentos, com um custo acessível e atendimentos gratuitos, a fim de incluir socialmente as pessoas que possuem baixa renda.

Na Clínica estão disponíveis não só as vacinas (imunoterapia), mas também diversos testes e tratamentos para doenças e alergias.

Agende já sua consulta e receba o melhor tratamento, ligue para o Telefone: +55 (21) 4063-8720 ou WhatsApp: +55 (21) 99374-2042.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.