Mestre Bueno do Barão

Apresentadas pelo Mestre Bueno do Barão, os caboclos são entidades com a cara do Brasil

Redação por Arthur Wentz e Silva

            Presentes na Umbanda, religiosidade com a matriz cultural abrasileirada devido a sua consolidação enquanto religião no Brasil, desde sua fundação, a figura destas linhas de trabalho incorporam também no candomblé do caboclo. Teria sido criada, a partir da ideia do Caboclo das Sete Encruzilhadas, personalidade que incorporou na fundação do Candomblé.

            Assim, essas entidades para o jovem magista Mestre Bueno do Barão que tenta refazer os resgates culturais e históricos de um povo com sua história, são apresentadas como espíritos, em um certo grau de evolução. Enfatiza que são considerados espíritos indígenas que já morreram, virando guias de luz, retornado a terra para fazer caridade.

            Dando seu grito e gesticulando com suas armas, as entidades apresentam conselhos, geralmente, para o ânimo dos mais necessitados. O Mestre explica que são espíritos sérios e que possuem bastante elementos da narrativa romântica, mesmo assim, tratam com bastante respeito e temor aos casos trabalhados.

            Existem elementos de muita propriedade que diferem entre si, alguns utilizam dos charutos para provocar a descarga espiritual, outros assoviam e diversas outras propriedades. O que é regra, é que sempre haverá seriedade nos conselhos, tendo em vista, que se tratam de trabalhos grandes.

            Regidos por Oxóssi,o grande protetor das matas, estas entidades possuem linhagens outros orixás, como: Ogum, Oxum, Iemanjá, Xangô, Oxóssi, Obaluaiê, Nanã, Iansã e Oxalá.

            Para Bueno do Barão, não há dúvidas do poder destas entidades. Seus trabalhos não só emanam tal força, mas mostram a identidade de um povo brasileiro, dentro da religiosidade. O trabalho com os Caboclos, são fundamentais não só na manifestação de fé e cultura, mas também pinta ainda mais de Brasil, a Umbanda.

Mestre Bueno do Barão

            Alguns dos nomes destes espíritos são muito conhecidos, são eles: Cabocla Jandira, Cabocla Juçara, Cabocla Jupira, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Arranca Toco, Caboclo Arruda, Caboclo Cipó, Cobra Coral,Caboclo da Lua, Caboclo das Sete Encruzilhadas,    Caboclo Flecha Certeira, Caboclo Guaracy, Caboclo Pena Branca, Caboclo Rompe Mato, Caboclo Sete Alvoradas, Caboclo Sete Flechas, Caboclo Sete Montanhas, Caboclo Sete Pedreiras, Caboclo Sultão das Matas, Caboclo Tupã, Caboclo Tupi-guarani, Caboclo Tupinambá, Caboclo Ubirajara peito de aço, Caboclo Ventania e Cacique Aimoré.

            Bueno está disposto a trabalhar com esta poderosa e brasileira energia. Para ele, possuí um dos simbolismos mais importantes de construção de identidade. Para conhecer seus trabalhos, encontre-o nas redes por @mestrebuenodobarao. Lá, para além de conhecer a Magia em si, se torna também uma escola de potencialidades e construções muito importantes.

            Atrás da figura de Bueno do Barão, está o jovem Reinaldo. Um jovem de bastante trabalho, que dedica sua vida a Magia, a Poesia e demais áreas de abrangências. Trata-se de uma pessoa de muita elegância e nobreza, ao que resplandece na figura do magista Bueno do Barão.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.