Gambiarra: como assistir futebol online em uma janela fixa acima de todas as outras

Os principais portais da Internet brasileira estão transmitindo, ao vivo, os jogaços da Liga dos Campeões da Europa, entre outros. O problema é que as partidas são durante a tarde, quando muitos de nós estão no trabalho e não podem se dar ao luxo de permanecer duas horas com as “páginas de ao vivos” abertas no computador.

No caso deste blogueiro, a melhor solução seria assistir aos jogos em uma janela fixa no canto da tela, de forma que não prejudicasse (muito) o trabalho. Como tal possibilidade ainda não é oferecida pelos portais, vai aí uma gambiarra dica para fixar uma janela do navegador com o a transmissão ao vivo acima das demais.

O resultado fica meio tosco, mas dá conta do recado principalmente em monitores maiores. O exemplo abaixo foi capturado em um monitor de 17 polegadas com tela na resolução de 1280 x 1024 – no caso, do jogo Schalke 04 x Manchester United, transmitido nesta terça-feira pelo portal Terra:

Para tornar este cenário possível, é necessário instalar a extensão Always on Top, disponível para Firefox – não encontrei uma similar para Google Chrome e não procurei para Internet Explorer. Observe que, depois que o navegador for reinicializado, vai aparecer um novo botão do lado direito da barra de endereços.

Basta então acessar a página do ao vivo, redimensionar a janela de forma que permaneça aparente somente o player de vídeo e posicioná-la no canto que desejar da tela – para o resultado ficar melhor ainda, dá para ocultar as barras do Firefox.

Com isso, a janela ficará sempre visível mesmo que outras sejam selecionadas pelo usuário. É possível, por exemplo, digitar um texto no Word com o jogo rolando ao lado – se você conseguir manter a concentração, claro.

Dica adicional para usuários de Macintosh: um aplicativo gratuito chamado Afloat permite não somente fixar janelas acima das demais como outras configurações, inclusive deixar o vídeo semitransparente. O resultado fica muito bacana.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Um comentário

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.