Grupo Lu

Grupo Lu: “O que adianta criar conteúdo e não gerar vendas com isso?”

É até difícil imaginar uma empresa de marketing em que todos os clientes crescem, pelo menos, 30% ao ano. Contudo, esse é o caso do Grupo Lu (https://grupolu.com/), empresa de consultoria nascida no RJ e que atende clientes de todo o Brasil.

Segundo Henri de Paiva, fundador do Grupo Lu, esse resultado só tem sido alcançado porque a empresa auxilia os clientes a terem foco no que realmente importa: O aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento da organização.

“Nós mostramos para o nosso cliente que tudo que ele faz que não o ajuda nesse sentido deve ser eliminado ou precisa ser deixado de lado. Para nós, não adianta, por exemplo, você fazer um post no seu Instagram se esse post não te ajuda de alguma forma a conseguir clientes. Afinal, o que adianta criar conteúdo e não gerar vendas com isso? Para que você vai ter uma prática na sua empresa, se ela não impacta, mesmo que indiretamente, a receita da organização?”, disse Henri.

Grupo Lu
Foto: Divulgação

Para entender melhor esse trabalho você pode ler abaixo a entrevista na íntegra:

“Como foi a fundação do Grupo Lu?”

Henri de Paiva – Embora a empresa tenha sido fundada em abril de 2016, a nossa história começou um pouco antes disso.

Eu conheci o João Paulo Braga, meu sócio, no final de 2014 durante meus tempos de empresa júnior. Depois que trabalhamos juntos, nós sempre falávamos um com o outro que gostaríamos de empreender. Um dia, eu tive a ideia de montar uma empresa de treinamentos, liguei para ele, conversamos sobre a ideia e, após essa nossa conversa, a história do Grupo Lu começou.

“Mas hoje vocês não são exatamente uma empresa de treinamentos, certo?”

Henri de Paiva – Sim, é verdade. Nós até oferecemos treinamentos também, mas hoje somos muito mais do que isso. Atualmente, oferecemos vários serviços de marketing, tais como gestão de mídias sociais, blog, email-marketing, etc, e também o nosso principal serviço hoje, que é o de acompanhamento consultivo. Inclusive, é interessante contar como aconteceu essa inclusão de novos serviços na nossa empresa porque essa história é um exemplo de como quem empreende precisa ficar atento ao mercado e às mudanças que estão acontecendo nele.

Antigamente, nós aplicávamos treinamentos para as equipes comerciais das empresas com o objetivo de fazer essas equipes aumentarem suas vendas. O feedback dos treinamentos sempre foi ótimo. Nossas pesquisas mostravam que as pessoas estavam satisfeitas com o conteúdo e que seus desempenhos melhoravam logo após a aplicação dos treinamentos.

Contudo, alguns clientes nossos começaram a nos procurar após os treinamentos perguntando se fazíamos algum tipo de acompanhamento com a área comercial da empresa. Esses clientes viam os resultados que o nosso conteúdo gerava e acreditavam que essa nossa ajuda não deveria ser apenas algo “pontual”. Com isso, nós lançamos um serviço de acompanhamento consultivo para as lideranças dessas empresas. Com a ajuda mais “constante” oferecida por esse serviço, os clientes perceberam que o potencial de impacto nos resultados era muito maior.

Grupo Lu
Foto: Divulgação

“E como funciona esse serviço?”

Henri de Paiva – Nesse serviço, nós fazemos um acompanhamento dos líderes das áreas de marketing e vendas através de reuniões quinzenais, onde discutimos os resultados da empresa e debatemos quais estratégias devem ser seguidas para melhorá-los. Além disso, é oferecido um suporte 24h para qualquer ajuda que o cliente precisar nessas áreas.

O interessante é que, após o lançamento deste serviço, todos os nossos clientes até hoje aumentaram seu faturamento em, pelo menos, 30% ao ano, sendo que muitos deles cresceram até mais. Tivemos, por exemplo, empresas dobrando seu crescimento e até outras que conseguiram aumentar seu faturamento em mais de 300%.Nós já percebemos que acompanhar a empresa, fazendo um trabalho mais contínuo, faz muita diferença. Quando fazemos isso, nós conseguimos nos tornar uma espécie de braço de inovação dos nossos clientes, pois sempre estamos fazendo eles aplicarem novas técnicas comerciais e novas práticas de marketing.

“Então, inovar e acompanhar seriam os diferenciais de vocês?”

Henri de Paiva – Eu não encaro esses pontos como diferenciais, mas sim, como métodos de trabalho. Inovar e acompanhar é aquilo que fazemos todos os dias e que são práticas necessárias para gerar um crescimento acima da média para os nossos clientes.

Por exemplo, tente se colocar no lugar de um dono de uma pequena empresa de consultoria em TI. Muitos fundadores de empresas desse ramo são pessoas com perfil mais técnico e com pouca experiência na área comercial. Porém, o crescimento dessas empresas depende do bom desempenho da área de vendas. Mas como melhorar esse desempenho quando você não sabe nem por onde começar?

É aí que nós entramos. Nós dizemos por onde começar e fazemos um acompanhamento, mostrando ao longo do tempo que estratégias devem ser traçadas. Como nós temos muita experiência em marketing e vendas, nós geramos uma verdadeira revolução nas empresas. Já no início do nosso trabalho, os nossos clientes percebem como a atuação dessas áreas muda radicalmente.

Nós trazemos tanto conteúdo novo, tantas práticas novas, que nas primeiras reuniões muitos clientes dizem que ficam até com dor de cabeça. É muita coisa para assimilar. Mas nós não apenas aconselhamos uma prática nova e nos distanciamos. Nós acompanhamos a implementação da prática e orientamos o cliente para que ele possa otimizá-la. Talvez algumas pessoas acreditem que esse é nosso diferencial, mas eu acredito que essa é nossa rotina de trabalho.

Foto: Divulgação

“Mas, então, qual é o diferencial do Grupo Lu?”

Henri de Paiva – Sendo muito direto, nosso diferencial é o foco que fazemos as empresas terem no que realmente importa: O aumento constante e agressivo das vendas e, consequentemente, do faturamento da organização.

Nós mostramos para o nosso cliente que tudo que ele faz que não o ajuda nesse sentido deve ser eliminado ou precisa ser deixado de lado. Para nós, não adianta, por exemplo, você fazer um post no seu Instagram se esse post não te ajuda de alguma forma a conseguir clientes. Afinal, o que adianta criar conteúdo e não gerar vendas com isso? Para que você vai ter uma prática na sua empresa, se ela não impacta, mesmo que indiretamente, a receita da organização?

Esse é o diferencial do nosso trabalho e nós colocamos essa mentalidade em tudo que fazemos.

“Para terminar, alguma mensagem final para quem está acompanhando essa entrevista?

Henri de Paiva – Sim. Se você quer fazer sua empresa crescer, não tenha medo de focar no que realmente importa. Quando uma empresa tem práticas que não ajudam a organização a aumentar suas vendas, essa empresa está basicamente jogando dinheiro fora. Dinheiro esse que poderia estar sendo investido em algo que poderia ajudar a empresa a faturar mais. Então, não tenha medo! Se planeje para crescer agressivamente e tenha práticas que façam com que esse crescimento seja possível.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.