hospedagem

5 pontos a considerar na hora de buscar a melhor hospedagem para seu site + preço

O sucesso das redes sociais fez com que muitas empresas e profissionais passassem a dar menos importância para seus sites. Ledo engano! Embora Instagram, Facebook e companhia sejam ótimas opções para divulgar produtos e serviços, sites ainda são a melhor maneira do negócio ser encontrado em buscadores como o Google.

Um dos fatores a serem considerados na hora de montar seu site é a melhor empresa de hospedagem, ou seja, onde todos os arquivos que compõe as suas páginas ficaram armazenadas e de onde poderão ser acessadas.

Para facilitar, faça de conta que a hospedagem é o seu computador (até porque você pode transformar o seu computador em um servidor e hospedar seu site nele, embora isso seja pouco recomendável atualmente).

Os arquivos (páginas, imagens, vídeos e outros) ficariam armazenados no seu disco rígido. Mas apenas isso não basta: o envio desses arquivos para seus usuários e clientes, quando demandados, deve ser rápido (papel que, no seu computador, é de responsabilidade da memória RAM.

A empresa ou profissional que irá montar seu site deverá ajudá-lo nesta avaliação. De qualquer maneira, montamos este guia com os principais pontos a serem considerados para você encontrar as melhores hospedagens de sites:

Suporte

Imagine que o seu site sai do ar durante a madrugada sem motivo algum, deixando seus leitores ou clientes “a ver navios”. O serviço de suporte da sua hospedagem não pode demorar dois ou três dias para resolver – deve fazê-lo em questão de minutos. Logo, considere empresas que atendem por chat com atendentes reais ou Whatsapp;

Estabilidade

Na verdade, seu site sequer deveria sair do ar. Há serviços que monitoram quedas, como por exemplo o plugin JetPack do WordPress (o principal sistema de gerenciamento de conteúdo do mercado). Se você receber muitos e-mails alertando que o seu site está fora do ar, está na hora de buscar outro “lar” para ele. A disponibilidade do teu site deve chegar próximo de 100%.

Armazenamento

Lembra que comparamos a hospedagem com o seu computador? Pois então, a sua hospedagem deve ter espaço suficiente para manter todos os arquivos do seu site e, principalmente, capaz de suportar o crescimento dele ao longo do tempo.

Velocidade

Este item é MUITO importante: quantos segundos a capa do seu site demora para aparecer completamente na tela do navegador. Se não for algo quase instantâneo, você pode estar perdendo leitores ou compradores – não somos nós que estamos dizendo, mas várias pesquisas. A velocidade do seu site – que, diga-se de passagem, não depende apenas da hospedagem, é tão importante que o Google privilegia sites que carregam mais rápido, sobretudo em smartphones, hoje o dispositivo mais utilizado para se navegar na Web.

Outros pontos

Há alguns pontos adicionais que vale a pena considerar na hora de buscar a melhor hospedagem para o seu site. Listamos alguns que consideramos interessantes:

  • Backup automático
  • Contas de e-mail gratuitas
  • Certificado de SSL gratuito
  • Instalador automático (de WordPress e outros sistemas)
  • Painel de controle

E quando ao preço da hospedagem?

Pois é, chegamos ao ponto que talvez você considere mais importante na sua avaliação. Da mesma forma que qualquer produto ou serviço, vale cuidar para não comprar “gato por lebre”. Há hospedagens muito baratas, mas que colocam o seu site junto com vários outros no mesmo servidor – a tal da “hospedagem compartilhada”.

Se o seu objetivo é apenas marcar presença na Web com um site modesto, talvez não seja problema. Porém, se você precisa do desempenho como diferencial para ficar na frente dos seus concorrentes no Google e similares, talvez seja o caso de buscar uma opção mais “parruda”.

Pode fazer sentido até recorrer a hospedagens estrangeiras, mesmo com o atual custo do dólar. #ficaadica

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.