Se você está pensando em lançar o site do seu negócio, mas não sabe qual hospedagem de sites escolher, que tal entender o que é o armazenamento SSD?
Na hora de escolher uma hospedagem de sites, é preciso muito cuidado e estudo para você garantir um bom desempenho do seu site.
Afinal, você não quer uma plataforma insegura, com riscos de cair a todo momento, ou até mesmo com lentidão.
Por isso, é muito importante escolher bem como os seus dados serão armazenados, pois eles afetam a performance do seu site.
Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre hospedagem de sites com armazenamento SSD.
Tópicos
O que é hospedagem de sites com armazenamento SSD?
Na hora de escolher uma hospedagem para o site dos seus negócios, você pode escolher entre diversas opções e tecnologias. Uma delas é a hospedagem SSD.
Antes de mais nada, é preciso entender que o tipo de hospedagem irá determinar como os dados são armazenados, o que é muito importante para o funcionamento do seu site.
Afinal, como o site guarda as informações irá afetar diretamente a sua segurança e o seu desempenho, ou seja, a velocidade do site.
Então, a hospedagem SSD é uma hospedagem Solid State Drive, ou, unidade de estado sólido. E o que isso significa?
É na verdade uma evolução do tipo de armazenamento mais tradicional, o HDD, ou como muitos conhecem, HD.
Sendo assim, a sua função é armazenar os dados e as informações do site de maneira permanente, fazendo com que os dados sejam preservados a todo momento.
Com isso, mesmo se o computador estiver desligado ou sem internet, as informações ainda serão armazenadas.
Ao invés de utilizar os HDs, discos rígidos, para guardar as informações, utiliza os SSDs. E esses possuem algumas diferenças estruturais.
Qual a diferença entre armazenamento SSD e HDD?
Além da estrutura, a forma de processamento muda, assim como a de leitura e a capacidade do dispositivo.
O armazenamento HDD é uma estrutura física e móvel, que opera em mais de um disco, que são responsáveis pela gravação dos dados, através de um sensor magnético.
Então, é como se fosse um dispositivo mecânico, móvel que opera nos discos e é responsável pela leitura e gravação dos seus dados.
Além disso, trabalha com uma memória não volátil, o que significa que mesmo sem energia os dados continuam armazenados.
Por isso, é muito utilizado para o armazenamento de dados em computadores, servidores e notebooks em geral.
Já os SSD não possuem nenhum tipo de estrutura móvel e não possuem os discos que o HD possui.
Nesse caso, os dados também são armazenados em memórias não voláteis, flash, e muito utilizados para tablets e smartphones por exemplo, por ser um dispositivo mais compacto.
Na verdade, nesse tipo de armazenamento, as informações são gravadas e acessadas em um circuito eletrônico, como acontece com um pen drive, por exemplo.
E isso faz com que o sistema seja mais seguro e tenha uma maior capacidade de armazenamento.
Quais as vantagens da hospedagem de sites com armazenamento SSD?
Então, agora que já deu para entender um pouco como funciona o armazenamento SSD em relação ao HDD, quais são as suas principais vantagens?
Separamos os principais motivos para escolher uma hospedagem de sites com armazenamento SSD.
Economiza energia e dinheiro
Como o SSD trabalha de maneira mais leve e é mais compacto, ele acaba consumindo menos energia do que o HDD.
Ainda, por não ter tanto desgaste, não há tanta necessidade de substituição ou troca de partes ou componentes, o que torna o serviço da hospedagem mais barato.
Portanto, além de economizar energia, torna o serviço mais em conta, reduzindo gastos e aumentando o lucro. Por isso, é possível encontrar umahospedagem de site barata e profissional com armazenamento SSD
Maior segurança
O SSD é um tipo de armazenamento mais confiável, por não ter estruturas pequenas, mecânicas e móveis, que tornam o armazenamento HDD muito sensível.
Por isso, mesmo com algum tipo de impacto, é muito improvável que o SSD quebre ou seja prejudicado de alguma maneira.
Além disso, pela sua estrutura, as chances de problemas e falhas são consideravelmente menores e isso deve ser considerado.
Dura mais tempo
A vida útil de um SSD é maior do que a de um HDD pelo seu mecanismo físico. Pois, por ser móvel e rotatório, o HDD acaba tendo um limite de rotações antes de começar a apresentar falhas.
Com a memória flash, não há problemas de falhas, reduzindo as chances de perdas e aumentando a durabilidade da estrutura.
Desempenho melhor
Sem dúvidas, o SSD tem um desempenho melhor, sendo mais rápido do que o HDD, o que é muito importante em um site.
Pois, ele não apresenta lentidão mesmo se houver um processamento grande e simultâneo.
Mais ágil e veloz
Como foi mencionado, um dos maiores diferenciais do SSD é a sua agilidade, que faz com que ele tenha uma melhor performance.
Pois, o seu tempo de resposta pode ser em torno de 20 vezes maior do que o tempo de resposta do HDD.
Então, com o HDD, essa resposta depende do giro dos discos, o que não acontece com os SSD, que acabam tendo um tempo de resposta muito reduzido, tornando o site mais ágil.
Melhor disponibilidade
Quando falamos que tem uma melhor disponibilidade, falamos do seu uptime. Ou seja, do tempo que o site fica no ar.
Sendo assim, é o tempo que o site fica disponível para os usuários o visitarem, de maneira eficiente e com acesso às suas informações.
Pelo SSD ter uma maior leitura dos dados, ele acaba otimizando a disponibilidade do site, e é mais raro que o site fique fora do ar, o que pode acontecer com muito tráfego.
Conclusão
Então, agora você entendeu que hospedagem de sites com armazenamento SSD são mais vantajosas para você que prioriza um bom desempenho.
Além de alta performance, economiza energia, gastos e torna o armazenamento de dados mais seguro, correndo menos riscos de imprevistos ou gastos desnecessários.
E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.