bolsas de estudo

Conheça 15 startups que simplificam a vida na pandemia

Em tempos de pandemia, em que a principal recomendação é manter o isolamento social sempre que possível, serviços que simplificam processos burocráticos ou que antes exigiam presença física hoje são dispensáveis graças a tecnologias desenvolvidas por empresas que não só inovam o que já existe, como também mostram que é possível oferecer o que sempre foi desejado.

Não só em período pandêmico, essas startups são aliadas em diversas etapas importantes na vida, como a compra e financiamento de um imóvel, o sonho de uma profissão e até mesmo conseguir declarar um imposto de renda sem erros e dores de cabeça. Confira alguns exemplos que estão revolucionando a vida dos brasileiros por meio de investimentos em tecnologia:

EmCasa é uma startup de compra e venda de imóveis que ajuda as pessoas em todas as etapas do processo, desde a busca online e visita, até a negociação, levantamento de documentação, aprovação de crédito e entrega das chaves. A empresa criou um novo modelo de negócio, com especialistas ao invés de corretores tradicionais autônomos, este modelo é uma combinação de tecnologia e humanização para o cliente. “Por exemplo, o tour virtual em 3D elimina visitas desnecessárias, os algoritmos de dados apoiam os clientes na busca pelo imóvel e a assinatura digital economiza tempo de todos. Os especialistas personalizam e entendem as particularidades de cada cliente, com suporte de estratégias, visitas, negociações, financiamento e questões jurídicas. Com a EmCasa, o cliente não precisa se preocupar em falar com imobiliárias, corretores, bancos nem advogados”, explica Gustavo Vaz, CEO e co-fundador da EmCasa. A EmCasa está entre as “100 startups to watch”, na lista de 2020 e este ano, foi eleita pela Exame uma das 50 que mudam o Brasil.

Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação, atua no mercado há 20 anos. Entre os produtos oferecidos está o financiamento de cursos de graduação. Com ele o aluno paga o curso no dobro do tempo, com mensalidade pela metade do preço, sem juros ou juros baixos. O processo para contratação do financiamento é simples e 100% online. Até 2025 a empresa espera ajudar 1 milhão de alunos a realizar seus sonhos por meio da educação.

A Leoa é uma plataforma online que, com uma solução tecnológica, desburocratiza e facilita a vida dos contribuintes na hora de realizar sua declaração do Imposto de Renda e ainda possibilita, caso haja restituição a receber, a antecipação, sem a necessidade de aguardar o calendário da Receita Federal. De forma intuitiva e simples, seus serviços são oferecidos de forma gratuita e educativa.

Pedalar pela cidade pode parecer tarefa simples, no entanto nem todo cidadão tem uma bike ou acesso à ciclovias. A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável pelo Bike Itaú, projeto de bikes compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco, democratiza o uso do modal, com seus planos acessíveis e estações próximas à terminais e metrôs, possibilitando a intermodalidade, que resulta em cidades cada vez mais inteligentes, ou seja, com trânsito fluido, qualidade de vida e redução de emissão de CO². 

Além disso, a empresa lançou recentemente o maior projeto de bikes elétricas latino americana em sistema de estações fixas, junto com o projeto iFood Pedal, em parceria com o iFood, pensando no bem estar dos entregadores. A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos. Outra inovação é a liberação de bikes por meio de QR Code, função que vai ao encontro das condutas de higienização, já que o usuário não precisa ter contato direto com as docas.

Logstore é uma plataforma de atendimento que capacita as marcas a vender e a entregar em um apenas 1-clique. A startup foi uma das selecionadas para participar da edição 2020 do Programa de Aceleração Visa. Com o auxílio da Visa, a startup conseguiu implementar a solução Checkoutless, que possibilita aos consumidores entrarem nas lojas apenas usando um cartão de crédito. O aplicativo da loja solicita que o usuário escaneie um QR Code para autenticação. É como o ‘bilhete’ obrigatório para validar a entrada. 

Com a câmera do celular, códigos de barras são identificados para informar quais produtos os clientes pegam das prateleiras para os armazenar em um carrinho virtual. Quando terminam as compras, os clientes podem simplesmente sair da loja, um sistema digital valida os itens físicos  e seu cartão de crédito é cobrado pelos itens presente em seu carrinho . Se os compradores precisarem de um recibo, podem acessar a área de Cupons no app ou visitar um quiosque na loja e inserir seu endereço de e-mail para retirar o cupom físico.

Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e  empática. Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, a fintech possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro, entre outros. Atualmente a startup conta com uma base com mais de 15 milhões de usuários cadastrados. 

mLabs é uma plataforma SaaS tudo-em-um para gerenciar o marketing em redes sociais e os relacionamentos de mídia social. Ela é a maior do Brasil no segmento em que atua. Com a mLabs você economiza tempo, gerencia todas as suas redes sociais com recomendações inteligentes baseadas em seu histórico, e ainda pode realizar vendas por elas. Você pode agendar postagens, responder a comentários e mensagens diretas na caixa de entrada, acompanhar o feed de conteúdo, analisar métricas de conteúdo e concorrência, aprovar conteúdo com clientes (caso você seja uma agência), impulsionar posts com campanhas e gerar relatórios interativos. Recentemente, a mLabs lançou a  funcionalidade que permite a realização de vendas diretamente pelas redes sociais. Alinhada à tendência de social commerce, essa novidade permite a criação de um link de pagamento da Stone, permitindo que o potencial comprador possa concluir a compra sem sair da área de troca de mensagens da rede social que utilizou para fazer o contato e demonstrar interesse. 

vhsys  é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenas e médias empresas, com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos. A vhsys também oferece integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Desde 2019, a empresa é uma das investidas do grupo StoneCo, em uma parceria que alia sua ferramenta de gestão com o serviço de pagamentos da Stone. A empresa integra o ranking das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor. 

Flix, seguradora digital com foco na venda de seguros residenciais e assistências pessoais, é uma das dez selecionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar no Sandbox, projeto de inovação experimental que visa desenvolver tecnologia, novas soluções e a desburocratização do mercado de seguros no Brasil. Por meio de uma plataforma simples, segura e intuitiva, a empresa oferece pacotes pré estabelecidos e mais de 45 opções de assistência de seguros residenciais personalizáveis por um preço acessível, além de proporcionar mais versatilidade e agilidade na hora de definir o melhor seguro residencial para imóveis próprios ou alugados.

Intuit QuickBooks oferece software de gestão para empreendedores e escritórios de contabilidade minimizarem um problema que aflige muitas empresas: a gestão financeira. Por meio de preços acessíveis e da obsessão por entregar aquilo que realmente importa, o QuickBooks automatiza tarefas do dia a dia para ajudar os consumidores a economizarem tempo e dinheiro e terem mais confiança na hora de gerenciar o próprio negócio. Outro desafio da Intuit é conseguir dobrar de tamanho anualmente até 2025 e concentrar 25% do market share de gestão financeira neste mesmo intervalo de tempo. 

Maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil, o Zenklub oferece sessões online com mais de 500 psicólogos, psicanalistas, coaches e terapeutas, além de conteúdos em texto, áudio, vídeo e diversas outras ferramentas em seu aplicativo e site.  Criado em 2016, o Zenklub atende empresas em mais de 980 cidades e brasileiros em 124 países. E atualmente, impacta 1,5 milhão de pessoas por mês e mais de 200 empresas, entre elas Votorantim Energia, Natura, Qualicorp, Tecnisa e Loggi. 

No setor de gestão de pessoas, a Ahgora Sistemas é uma das empresas pioneiras em SaaS e IoT usado em ponto eletrônico. A companhia desenvolve ferramentas com o uso de tecnologias para transformar e evoluir seu segmento. Seus produtos facilitam rotinas, reduzem custos e ajudam as empresas a simplificar a gestão do capital humano pelos módulos avançados que respeitam as mais diversas regras de negócio quando se trata da legislação CLT. Com isso, a área de Recursos Humanos garante compliance para evitar processos trabalhistas, isso garante uma entrega que ultrapassa RH e apóia diretamente o jurídico da empresa, o setor financeiro, o respeito da marca bem como a própria TI que sabe que os dados são assertivos e hospedados na nuvem.

Linker é uma conta PJ digital e plataforma de soluções financeiras 100% feita para os  pequenos e médios empreendedores. Foi criado com o objetivo de ajudar as empresas a terem sucesso com mais agilidade e menos burocracias. A Conta Linker é gratuita e oferece um cadastro rápido, tarifas justas e atendimento efetivo. A fintech traz entre suas funcionalidades transferências bancárias, pagamentos, cobranças, cartão físico e virtual, link de pagamento, além de parcerias para benefícios exclusivos aos seus clientes.

Revelo é a maior empresa de tecnologia para área de recursos humanos da América Latina. Entre os produtos oferecidos está o ‘Revelo Remoto’, ferramenta que permite realizar processos seletivos de forma 100% on-line, desde a seleção, entrevista, até a proposta final da empresa para contratação. Na prática, o recrutador escolhe os candidatos que participarão da etapa de conversa individual ou dinâmica de grupo e conecta todos em uma sala on-line, completamente ambientada para a situação. Além disso, o uso da funcionalidade possibilita processos seletivos mais curtos que duram, em sua totalidade, duas semanas. 

IOUU é uma fintech de peer-to-peer ou P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito. A plataforma possibilita investir em crédito privado ou conseguir crédito sem sair de casa, tudo de forma digital. Um modelo que é rápido, fácil, não utiliza papel e o custo é muito menor para o cliente. Pode ser acessada por meio do seu aplicativo ou pelo site: www.iouu.com.br.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.