A internet e todo o ambiente digital trás diversas oportunidades e benefícios aos usuários. Podendo ser possível estabelecer contato com amigos, família e usar para fins de estudo e também diversão. No entanto, a perigos e riscos para crianças e adolescentes. E é sobre tudo isso que o evento ser criança no mundo digital irá tratar.
Tópicos
Sobre o Evento
O evento “ser criança no mundo digital – série de conversas online” foi criado com o intuito de auxiliar familiares e educadores de jovens e adolescentes sobre o mundo digital. Essa é uma parceria feita pelo Instituto Alana juntamente com a participação do NIC.br (Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR).
Ao todo, serão seis conversas que falarão sobre crianças e adolescentes no mundo digital e o papel das famílias. Haverá diálogos e perguntas do publico que serão respondidos por profissionais da área de:
- Educação
- Psicologia
- Tecnologia
- Direito
Para participar das inscrições e transmissões é só acessar sercrianca.alana.org.br. O site conta com recursos de acessibilidade com intérpretes de Libras e legendas em tempo real.
Primeira conversa
Essa primeira conversa do evento acontecerá hoje, 26 de junho, às 17 horas e contara com a participação de:
- Vera Laconelli, doutora em Psicologia
- Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet
- Carolina Pasqueali, Jornalista e diretora executiva do Instituto Alana participando como Mediadora
Segunda conversa
A segunda etapa do evento no dia 3 de julho, às 17 horas abordara o tema “O papel da família na relação da criança com o mundo digital” ,e terá a participação de:
- Karina M. Menezes, pedagoga, presidente do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e também idealizadora do Projeto Crianças Hackers
- Roberta Ferec, palestrante, empreendedora, escritora e autora do livro “Tela com cautela”
- Maria Isabel de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, será a mediadora nessa segunda etapa
Terceira conversa
Acontecerá no dia 17 de julho, às 17 horas. O tema abordado é “A participação das crianças no mundo digital” Serão discutidos os modos de conviver, ser e de participar deste ambiente e a importância do estímulo da cidadania digital. Contará com as participações de:
- Inês Vitorino, Doutora em Ciências Sociais
- Ariane Cor, cofundadora do Minas Programam
Quarta conversa
Irá acontecer no dia 24 de julho, às 17 horas e o tema abordado será “Tecnologia como oportunidade de educação para todos”. Nesse dia, os assuntos serão discutidos pelas convidadas:
- Rita Bersch, mestre em design, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva
- Odara Delé, professora da rede estadual de ensino de São Paulo e criadora do projeto e aplicativo Alfabantu
- Raquel Frazim, coordenadora da área de Educação do Instituo Alana, irá fazer a mediação das duas conversas
Quinta conversa
Ocorrera no dia 7 de agosto, às 17 horas, com o tema “ Como garantir os direitos das crianças no mundo digital?” As participantes dessa conversa serão:
- Natalia Neris, mestre em direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
- Paulo Rená, mestre em Direito, Estado e Constituição
- Pedro Hartung, coordenador dos programas Prioridade Absoluta e Criança e Consumo, do instituto Alana, fará a mediação
Sexta e última conversa
O evento será encerrado no dia 14 de agosto, às 17horas, onde será tratado a última conversa, com o tema “Exploração comercial da criança no mundo digital”. Essa última e importante conversa contara com a participação de:
- Danilo Doneda, advogado e professor
- Jelli Angelini, mestre em Direito Civil
- Isabella Henriques, advogada e diretora executiva do Instituto Alana, que será a mediadora
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana foi criado em 1994 e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Considerada uma organização da sociedade civil que não possui nenhum fim lucrativo, o instituto Alana tem como principal missão “honrar a criança.”