person holding low battery smartphone

Smartphone: como economizar bateria de acordo com a ciência


Sim, nós já sabemos. As baterias dos smartphone não são boas porque dificilmente podem ser usadas por um dia inteiro. Mas essa parte é culpa nossa, pois podemos estar usando de maneira equivocada.

Muitos dos usuários possuem a noção bem arraigada de que uma pequena carga de um smartphone danificará a bateria por um longo período, e é melhor dar uma carga quando a sua bateria estiver quase vazia. Porém, podemos estar um pouco equivocados.

Na realidade, um site da Cadex Battery Company chamado Battery University fala em detalhes como essas baterias de íon de lítio em nossos celulares são sensíveis à sua versão “estressada”. Além disso, um estresse longo pode prejudicar a vida de usabilidade da bateria dos smartphones

Se você tem como objetivo manter a carga do seu celular em excelentes condições e durar um dia inteiro sem bater cabeça com a durabilidade da bateria, é preciso fazer algumas alterações. Portanto, se atente a algumas dicas que separamos para que você consiga manter o seu aparelho carregado por mais um tempinho.

Não o deixe conectado quando ele estiver completamente carregado

Segundo a Battery University, ao longo prazo, conectar o telefone quando estiver completamente carregado (durante a madrugada, por exemplo) é prejudicial à bateria. Quando seu smartphone atingir 100% da carga, ele obterá a “energia restante” para manter ele em 100% no estado conectado. Ele coloca a bateria em uma situação de alta tensão, corroendo produtos químicos internos.

A Battery University forneceu muitos detalhes científicos para explicar o motivo, mas também resumiu bem este ponto: “Depois de completamente carregada, retire a bateria do local de carregamento.” “É como relaxar seus músculos após exercícios extenuantes.” Se você continuar trabalhando por horas, também se sentirá muito chateado.

Na realidade, tente não exigir 100 por cento dele. Pelo menos quando não for necessário. Segundo a Battery University, “Li-ion não necessita ser inteiramente carregado, e não é desejado fazê-lo. Na realidade, é mais indicado não carregar completamente porque a alta tensão sobrecarregará a bateria”.

Além de sobrecarregar, essa carga excessiva provavelmente vai esgotar ela ao longo prazo. Se você deseja carregar seu smartphone ao longo da rotina, isso pode aparentar ser contra-intuitivo, mas conecte-o sempre que possível durante o seu dia.

Conecte o seu celular sempre que der

Acontece que os celulares ficarão mais agradecidos se você carregar as baterias de vez em quando durante o seu dia, ao invés de conectá-las somente para cargas maiores quando estiverem bem baixas. Segundo a Battery University, é melhor carregar o aparelho quando o mesmo cair 10% em sua energia. É óbvio, isso não é viável para grande parte dos usuários, então conecte o seu celular sempre que possível. Não tem problema para conectar e desconectar várias vezes no dia todo.

Isso não apenas torna a bateria de seu smartphone mais longa, mas também mantém ela carregada ao longo de um dia inteiro. Além disso, o carregamento regular também permite que você use funções usadas com menos frequência porque consomem energia da bateria, como funções baseadas em localização em que utilizam a antena do GPS de um smartphone.

A durabilidade de sua bateria vai agradecer se você adotar esse hábito na rotina de seu smartphone.

Evite o calor externo

As baterias dos smartphones são muito delicadas ao calor, de modo que a própria Apple recomenda que você retire certas cápsulas que podem isolar o calor de um iPhone durante o carregamento. “Se você achar que o dispositivo esquenta durante o carregamento, remova-o da caixa primeiro.” Se estiver sob um sol escaldante, cubra o telefone. Isso pode proteger a saúde de sua bateria.

A bateria dos celulares, assim como todas as outras peças do aparelho, precisa ser cuidada para ter uma longa vida útil. Portanto, evite expor o seu celular aos raios solares e ao calor externo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima