robôs

Empresa já vendeu mais de 500 mil robôs “colaborativos”

Os robôs colaborativos, também conhecidos como cobots, continuam sendo o segmento da automação industrial com maior e mais rápido crescimento, com projeção da Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) em torno de 30,37% entre 2020 e 2025, de acordo com a Globenews Wire, uma das maiores redes de distribuição de notícias do mundo. Pioneira no setor de cobots, a Universal Robots consolida sua posição de vanguarda com a venda do 50.000º cobot, recentemente adquirido por uma fabricante alemã, com foco em entregar maior produtividade e melhorar a segurança de seus colaboradores.

O cobot de número 50 mil foi entregue de maneira especial, já que Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots, o entregou pessoalmente para a VEMA, Technische Kunststoffteile GmbH e VEMA Werkzeug-und Formenbau GmbH, localizadas em Krauchenwies-Göggingen, Alemanha, durante cerimônia realizada na sede da VEMA.

“Temos trabalhado muito nos últimos 15 anos para desenvolver um segmento de mercado totalmente novo, com a missão de permitir que empresas de todos os portes possam automatizar tarefas que antes eram consideradas caras ou complexas”, comenta von Hollen, enfatizando todo o trabalho que a UR tem tido em criar uma rede de distribuição global, um novo ecossistema de desenvolvedores e, finalmente, um modelo de negócios completamente novo. “Como pioneiros, trabalhamos muito para criar consciência, influenciar padrões e mudar as percepções dos clientes que tenham sido influenciados por experiências anteriores com robôs tradicionais”, complementa.

Von Hollen ressalta ainda que a VEMA GmbH é um grande exemplo da realização da missão da UR: “A VEMA estava procurando por uma solução de automação econômica, flexível e fácil de aplicar, onde eles pudessem implementar, programar e gerenciar por conta própria. Todas essas características foram encontradas em nossos cobots”.

Cobots aumentam produtividade e qualidade

O novo robô colaborativo da VEMA será implementado em uma frota de outros três cobots da UR já aplicados em tarefas de pick & place em aplicativos de fim de linha

Christian Veser, diretor administrativo da VEMA GmbH, se diz honrado em ser o destinatário do cobot, considerado um marco e explica como os cobots têm permitido que a VEMA possa adicionar um terceiro turno de trabalho, passando a operar 24 horas por dia. “Melhoramos nossa produtividade de maneira notável e alcançamos uma melhor qualidade”, comenta o diretor.

“Nossos colaboradores são liberados do trabalho ergonomicamente desgastante e podem se concentrar em testes de qualidade. Os cobots também nos ajudaram a enfrentar os desafios da COVID 19, já que não precisam manter distâncias seguras entre si ou passar por quarentena. Eles sempre podem funcionar”, explica Veser, acrescentando que a VEMA valoriza tantos seus cobots que lhes deram nomes. “Os três primeiros cobots chamam-se Elfriede, Günther e Bruno. Vamos nomear nosso novo cobot como Jürgen para homenagear o fato de que o presidente da UR veio aqui pessoalmente para entregá-lo”, finaliza.

Jürgen von Hollen deixará a UR no final de 2020, após um mandato de quatro antes à frente da empresa. “É um grande privilégio terminar encerrar meu ciclo na empresa com esse marco”, afirma Hollen. “Chegamos longe, mas ainda há um imenso potencial nesse mercado para novas aplicações cada vez mais completas. Com nossa base incomparável, estamos constantemente aprendendo com nossos clientes, aproveitando uma abordagem baseada em dados para o desenvolvimento de nossos cobots. Acredito que isso nos ajudará a nos mantermos na liderança do setor pelos próximos anos”, finaliza.

Gregory Smith, presidente do Grupo de Automação Industrial da Teradyne, assumirá o cargo de presidente da UR em 1º de janeiro de 2021, até que um novo líder seja nomeado. “Agradeço a Jürgen por sua liderança nos últimos quatro anos e por sua contribuição para o crescimento da Universal robots, passando de um status inicial para uma indiscutível líder global em robôs colaborativos industriais”, comenta Mark Jagiela, presidente e CEO da empresa controladora da UR, Teradyne. “Hollen deixa para trás uma plataforma forte para caminharmos para o próximo nível de crescimento, com uma força de trabalho talentosa, um ecossistema engajado de parceiros de distribuição e tecnologia, bem como uma base de clientes em todo o mundo e em constante expansão”, finaliza.

Sobre a Universal Robots

Fundada em 2005, a Universal Robots, empresa pertencente a Teradyne, tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos (cobots). Com sede localizada em Ondense, na Dinamarca, a empresa possui escritórios regionais nos EUA, Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido, República Tcheca, Polônia, Hungria, Romênia, Rússia, Turquia, China, Índia, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, México e Brasil.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124