Dicas de marketing de conteúdo aplicadas às estratégias de comunicação do Instagram

Conheça as principais dicas de marketing de conteúdo aplicadas às estratégias de comunicação do Instagram aqui neste artigo, e saiba como utilizá-las para obter resultados significativos para sua empresa ou loja online.

Muita gente fala sobre essa rede social que possui milhões de usuários, mas até o momento poucos conseguem defini-la com qualidade. Instagram é uma rede social de fotos. O aplicativo pode ser instalado em dispositivos Android e iPhone. De forma simples, é possível definir o Instagram como um aplicativo gratuito que promove a integração das pessoas, as quais podem interagir entre si e com empresas, realizando a divulgação ou compra de produtos e serviços pela rede social.

Desde a sua instalação, criação de nome de usuário e senha, você pode tirar fotos com seu celular, aplicar efeitos às imagens e compartilhá-las com os amigos da rede. As fotos que são carregadas oferecem a opção “Eu gosto” representada por um coração vermelho. Além disso, os seguidores da conta podem compartilhar as imagens de que gostam ou que acham que podem ser interessantes para outras pessoas.

Isso permite que as empresas impulsionem o seu negócio e o tornem conhecido na mídia, além de atingir o público-alvo e converter vendas, seja a empresa do nicho de investimento em fundo exclusivo, moda, acessórios, perfumes, cosméticos e maquiagens, etc.

No entanto, para obter os resultados desejados é preciso conhecer as dicas de marketing de conteúdo aplicadas às estratégias de comunicação do Instagram.

O que é marketing de Conteúdo?

Este tipo de marketing é todo conteúdo de qualidade elaborado com a finalidade de educar, informar e entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia no processo de compra a fim de gerar mais visibilidade e autoridade da marca. Levando em consideração o que foi dito até agora, o marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital, definida como a estratégia de produção de conteúdo para o público-alvo. 

Sem dúvida, para que o conteúdo apresentado dê resultado, é importante que você colabore no processo de compra. Outro ponto importante é que o marketing de conteúdo deve atrair naturalmente o cliente.

A partir de sua definição, é possível perceber que esse tipo de marketing é um importante combustível para o Inbound Marketing. Por meio de seus recursos e ferramentas, uma empresa pode comunicar aspectos importantes de sua marca aos consumidores. 

Considerando as duas definições, percebe-se que as estratégias de marketing de conteúdo podem ser perfeitamente utilizadas nas redes sociais, neste caso, no Instagram. Ao publicar materiais fotográficos e imagens que atraem a atenção dos seguidores, é possível aumentar sua atração pela marca, posicionando-a de forma eficaz na mente dos consumidores.

O Instagram e o marketing de conteúdo são compatíveis?

Para começar, podemos oferecer-lhe um sonoro SIM em resposta. A resposta pode ser uma dedução, pois no último parágrafo foi dito que o marketing de conteúdo ajuda a promover melhores resultados no Instagram. Essa consequente melhoria potencializa os resultados finais do seu negócio, seja ele físico ou online.

Com mais de 400 milhões de usuários, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais usadas hoje. Assim, representa uma oportunidade fantástica para quem deseja desenvolver um plano de marketing. Antes de começar neste assunto, é importante que você entenda como as pessoas interagem com a plataforma. Se você leu com atenção, deve ter percebido que já conversamos sobre a possibilidade de dar um “Curtir” e / ou compartilhar a imagem ou foto com seus amigos / seguidores, certo? 

Como o Instagram é uma rede centrada em imagens, é comum que as empresas queiram usar o Instagram como uma exibição de seus produtos. OK, você pode realmente fazer upload de imagens de seus produtos e fazer seus seguidores saberem sobre eles. Mas para tudo você precisa ser cauteloso e empregar algumas estratégias de marketing de conteúdo.

Agora que você sabe que o Instagram e o marketing de conteúdo são totalmente compatíveis, descubra as vantagens de implementar esse tipo de estratégia de marketing nas postagens do Instagram.

Por que aplicar o marketing de conteúdo no Instagram?

Logicamente, se começássemos a falar sobre todas as vantagens inerentes ao uso do marketing de conteúdo no Instagram, faríamos um texto muito, muito longo. Por isso, decidimos mostrar a você as três principais vantagens de se adotar estratégias de marketing de conteúdo nesta rede social.

Melhore a percepção da sua marca

O marketing de conteúdo é muito útil para otimizar a visibilidade da marca. Por isso, é muito importante que as empresas tenham profissionais capacitados para realizar ações de qualidade.

Ao oferecer imagens, levando em consideração essas estratégias, consegue-se que o consumidor fique atento ao perfil da marca na rede social. Assim, é possível gerar interesse constante nas postagens no Instagram. Nesse ponto é sempre importante deixar os meios de comunicação visíveis no perfil, bem como, endereço do site, telefone para contato, e-mail, etc.

Aumentar as vendas

Por ter uma estratégia bem definida em termos de marketing de conteúdo, os resultados finais da empresa podem ser potencializados. O relato é simples, basta entender que sabendo quais imagens enviar, qual a melhor frequência de publicação e outros aspectos importantes que serão desenvolvidos posteriormente, as pessoas terão mais confiança na sua marca. Como consequência, eles terão mais afinidade com os produtos que você oferece e desejarão comprá-los.

Fideliza clientes

O marketing de conteúdo é uma ferramenta fundamental para quem deseja reter seus clientes. Isso não é diferente quando se trata de mídia social. Ao disponibilizar materiais de qualidade para seus seguidores, você potencializa a geração de uma rotina, ou seja, eles perceberão que você busca oferecer soluções para seus problemas. Dessa forma, é possível manter o público integrado à marca. 

Saber das vantagens deixa você ainda mais ansioso para implementar estratégias de marketing de conteúdo nessa rede social, certo? Portanto, fique conosco e veja como criar materiais para essa rede social usando táticas de marketing de conteúdo.

Como produzir conteúdo para o Instagram usando táticas de marketing de conteúdo?

O Instagram, desde que foi comprado pelo grande Facebook, conseguiu alcançar a classificação: excelente, como ferramenta de comunicação e publicidade para empresas. As pessoas compartilham cada vez mais imagens e vídeos de seu cotidiano e a rede social tem assumido posição de destaque no plano de marketing das empresas.

O primeiro aspecto que precisamos falar é a oferta de imagens com aspectos inovadores. Uma imagem específica de alguma parte interessante de um produto ou serviço, seja de beleza, saúde, serviços, etc., pode ter um efeito muito mais agressivo do que materiais genéricos.

Por exemplo, ao postar a imagem de uma caneca personalizada, você pode enfatizar sua principal vantagem, a alça anatômica. Assim, vale a pena tirar a foto ou dar um zoom naquela parte do produto e dar uma boa descrição de seu diferencial. 

Outro aspecto que devemos considerar na hora de publicar conteúdo é pensar se não estamos “forçando” o seguidor a se posicionar de uma determinada forma. Muitas vezes, as empresas não percebem que estão sendo insistentes e não persistentes. Insistir para que seu seguidor compre um determinado produto pode ter o efeito oposto. Ou seja, eles podem desistir de seguir sua marca, o que seria um desastre total para a empresa.

Como terceiro aspecto a destacar, é importante que você entenda que não precisa usar uma imagem do seu produto ou da sua empresa para que seus clientes melhorem sua percepção da marca. Você pode usar materiais visuais de outro tipo para representar os valores, a política e a forma de pensar da empresa. Imagens de autoconfiança, segurança e autoestima são opções eficientes.

Por último, mas não menos importante, encorajamos você a usar a seção Bio com cuidado. Por quê? Pois nessa parte você pode aproveitar e adicionar o link do seu negócio virtual ou do site da sua empresa. Você também pode incluir o endereço da web do blog de negócios, conteúdo como podcasts, e-books, etc.

Depois de ler todo o texto, entendendo todos os pontos positivos de combinar Instagram e marketing de conteúdo a favor de bons resultados na empresa, você pode se sentir motivado a criar uma estratégia impressionante.

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