Produtora de trilhas sonoras lança ferramenta revolucionária que resgata obras audiovisuais sem o uso de I.A

Com a Re-Sono, a Music Solution permite a substituição de trilhas sonoras antigas por novas,  respeitando a obra original e garantindo segurança jurídica, redução de custos com licenças e a possibilidade de geração de receita através de royalties de execução pública.

A Music Solution, empresa especialista em trilhas sonoras com mais de 20 anos de experiência no mercado, identificou e resolveu uma das maiores dificuldades enfrentadas por produtoras, canais e plataformas: o acesso limitado a obras de catálogo devido a problemas de licenciamento musical. Com o lançamento da “Re-Sono”, uma solução tecnológica inovadora, agora é possível filtrar e substituir trilhas sonoras em versões máster, preservando diálogos e efeitos originais. Essa técnica permite a inserção de novas trilhas, respeitando a integridade artística dos projetos e atendendo às exigências legais atuais. A “Re-Sono”, pioneira neste modelo no Brasil, possibilita o retorno ao mercado de produtos que estavam arquivados e melhora a qualidade sonora de obras que se tornaram datadas, seja por problemas de captação e edição, seja por uma trilha sonora desatualizada.

De acordo com Julio Cesar, produtor musical, um dos mais requisitados para trilhas sonoras do Brasil, com mais de 20 anos de carreira e um dos sócios da Music Solution , a Re-Sono representa um divisor de águas no mercado audiovisual, já que a ferramenta não apenas viabiliza a reativação de conteúdos, mas também os adapta às exigências legais e artísticas contemporâneas.

“Além de permitir a substituição de trilhas sonoras completas ou parciais, a Re-Sono melhora a qualidade sonora original e libera a faixa de voz para dublagem em diferentes idiomas, oferecendo novas oportunidades de distribuição global e local para obras antigas”, explica o produtor.  “Plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Star Plus, HBO, YouTube, Google Play e iTunes podem se beneficiar enormemente dessa tecnologia. Para as produtoras, é uma oportunidade de vender um produto pronto; para canais e plataformas, é a chance de ampliar a oferta de conteúdos,” complementa o produtor que coleciona mais de 30 prêmios e participações importantes, incluindo o Prêmio Vladimir Herzog (2009, 2010, 2015, 2016 e 2017).

>> Veja uma demonstração aqui.<<

Com uma equipe multidisciplinar de especialistas, a Re-Sono se destaca por não utilizar inteligência artificial, mas sim um processo humano detalhado para criar novas trilhas que respeitem a obra original. Isso garante segurança jurídica, redução de custos com licenças e a possibilidade de geração de receita através de royalties de execução pública.

Possibilidades de uso da “Re-Sono”

● ·         Substituir a trilha incidental de um produto audiovisual por outra nova, respeitando o espírito da obra em si;

● ·         Substituir músicas específicas de uma obra por outras mais recentes, por músicas criadas pela Music Solution ou de seu catálogo de trilhas;

● ·         Substituir músicas ambientes captadas em documentários, realities e demais formatos por outras das quais detenham direitos autorais;

● ·         Atualizar a qualidade do som original da obra, lapidar ruídos e emitir novos cue sheets (documentos que registram todas as obras musicais executadas dentro de um material audiovisual);

● ·         Liberar a banda de voz para que seja aplicada uma nova banda de dublagem em outra língua.

Desde o início do ano, a Music Solution tem realizado projetos com a “Re-Sono” para canais de TV aberta e paga no Brasil, ainda não divulgados publicamente. Reconhecida pelos principais players do mercado pela excelência técnica de seus estúdios, soluções inovadoras e criatividade em trilhas sonoras, a empresa atende regularmente clientes como o grupo Globo, TV Record, SBT, Canal Off e outras produtoras de renome. A “Re-Sono” reafirma o profundo conhecimento da Music Solution sobre o ecossistema audiovisual brasileiro, mostrando que a empresa está sempre atenta às tendências e necessidades do mercado.

Uma Nova Era na Música para Audiovisual

Fundada pelos produtores Daniel Figueiredo, Luiz Helenio e Julio Cesar, a Music Solution nasceu de uma necessidade clara: criar trilhas sonoras originais, exclusivas e perfeitamente alinhadas com as demandas rápidas e complexas do mercado audiovisual. Com uma rica herança de prêmios e uma experiência combinada que cobre todas as facetas da produção musical,  a equipe não apenas compõe música: “nós capturamos emoções e moldamos experiências”, definem.

Julio Cesar começou a carreira na música aos 14 anos, teve longa passagem pela Record TV, onde trabalhou como técnico em gravação de áudio, sonoplastia e produtor musical, e criou trilhas dos jornalísticos “Jornal da Record” (como intérprete), “Fala Brasil”, “Esporte Fantástico” e mais.Já Daniel Figueiredo, é reconhecido por suas trilhas em mais de 15 novelas e indicado ao Grammy Latino, além de ganhar, por três vezes, a categoria de “Melhor Produtor Musical do Ano” no Prêmio Profissão Entretenimento. Luiz Helenio, por sua vez, reúne mais de 20 anos de experiência no segmento, com destaque à sua atuação na área da educação técnica audiovisual, com mais de 15 mil alunos formados e treinamentos corporativos para equipes de grandes empresas de comunicação como Globo, Globosat, TVE, entre outras. Juntos, lideram uma equipe de talentos que inclui músicos e arranjadores em estúdios de última geração nos EUA e Brasil.

 “Nosso compromisso vai além da criação musical. É sobre entender cada nuance do projeto de nossos clientes, garantindo que cada trilha seja uma extensão autêntica da narrativa visual”, destaca Julio Cesar. “Estamos comprometidos em promover a circulação de obras de catálogo e aprimorar a experiência do público com conteúdos audiovisuais adaptados aos padrões contemporâneos de qualidade sonora,” finaliza.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.