Pedro Richardson

Poliglota Pedro Richardson recomenda 5 aplicativos para aprender inglês

O estudioso Pedro Richardson aprendeu cinco das sete línguas que fala de forma autodidata e atesta eficácia das plataformas de aprendizagem.

A rotina de estudos sofreu impacto ao longo da pandemia da covid-19. Por isso, para continuar a traçar os objetivos acadêmicos, alunos e professores precisaram se reinventar. No caso das línguas estrangeiras, aplicativos de aprendizagem foram auxiliares na busca pelo conhecimento de outro idioma.

O poliglota Pedro Richardson, autor do blog de viagens Travel With Pedro, aprendeu cinco das sete línguas que fala de forma autodidata e considera as ferramentas de ensino como um método efetivo. “Alguns aplicativos têm planos de estudo muito bons e realmente funcionam. As versões gratuitas são mais limitadas, mas já dão uma base interessante ao aluno”.

Formado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e em Hotelaria pela Blue Mountains International Hotel Management School na Austrália, Pedro diz que o caminho até o conhecimento dos idiomas teria sido mais fácil se tivesse a ajuda da internet no período da adolescência. “Com certeza, hoje em dia, com tantos novos recursos, com um audiovisual mais avançado e a maravilha das redes sociais, aprender uma língua ficou mais fácil”, analisou.

Após anos de experiência com turismo internacional, onde contou com o auxílio dos aplicativos para compreender o vocabulário de alguns países visitados, o poliglota elencou os cinco melhores aplicativos para aprender um novo idioma.

Confira 5 aplicativos para aprender outro idioma

Busuu

Pedro indica o Busuu para quem deseja aprender inglês de forma autodidata. “Considero o Busuu um ótimo aplicativo por vários motivos. Após a apresentação do vocabulário, a ferramenta oferece atividades interessantes, como frases relevantes do dia-a-dia. Embora a princípio os exercícios de ligar palavras com imagens ou de preencher lacunas sejam bem fáceis, isso na verdade ajuda a aumentar a motivação e a autoconfiança de quem está aprendendo”, disse.

De acordo com o estudioso, o diferencial do Busuu é a possibilidade de estabelecer conexão com outros estudantes, que podem ajudar na explicação ou correção de exercícios escritos e orais. Como todo aplicativo de línguas, o Busuu oferece a versão gratuita, com conteúdo limitado, e a versão paga, com acesso a todos os recursos. Além do inglês, o aplicativo oferece outros 11 idiomas.

iTalki

Não há nada melhor que uma boa conversa para aprender ou melhorar a fluência numa língua estrangeira. Para quem não encontra motivação para estudar sozinho e prefere aprender conversando com um falante nativo, Pedro recomenda o iTalki. “É uma ferramenta excelente. Uma plataforma onde você pode encontrar professores de inglês online e uma infinidade de outros idiomas, que podem ajudar na melhora do vocabulário e pronúncia”.

Para avaliar se é uma boa escolha, antes de decidir por um professor, é possível fazer uma aula-teste gratuita ou por um valor simbólico.

Babbel

Uma das ferramentas mais populares para se aprender uma língua por conta própria, o Babbel oferece lições com contextos relevantes da vida real. “O aplicativo é fácil de usar e as atividades são leves e ajudam a manter a motivação. O Babbel também oferece dicas de gramática que são explicadas de maneira clara e fácil de entender. Além de conter uma gama de conteúdo prático e gramatical”.

Anki

O Anki é uma ferramenta auxiliar que funciona como um jogo de memória O aplicativo intercala entre palavras em inglês, para o aluno traduzir para o português, e vice-versa.

“A maneira que recomendo usar o Anki é criando sua própria lista de vocabulário à medida que for aprendendo novas palavras. Desta forma, é garantido que só está revendo as palavras com as quais está familiarizado. Ao mostrar o significado da palavra em cada cartão, é possível escolher se quer rever aquele vocabulário em um período muito breve ou só depois de meses. Assim, você também tem controle e responsabilidade pelo próprio aprendizado”, explicou Pedro Richardson.

Drops

De acordo com o poliglota, o Drops é um aplicativo fácil de usar que ajuda o aluno a praticar as palavras aprendidas por meio de áudio e imagem. “É uma boa ferramenta para aprender e exercitar o inglês e outras 40 línguas. Eu uso o Drops para praticar russo e turco. Acho que o aplicativo é uma excelente ferramenta de apoio, pois as lições duram aproximadamente 5 minutos, o que demanda mais tempo para alcançar um nível intermediário ou avançado em outra língua”, finalizou.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.