codefreelas

O CodeFreelas é um site brasileiro que tem o propósito de reunir em um só lugar as principais ferramentas utilizadas pelos freelancers para manter o fluxo de trabalho organizado e facilitar a comunicação com seus contratantes. Foi criado por dois desenvolvedores brasileiros – o Relsi Maron e a Rosana Waszak – justamente porque eles tinham que recorrer a vários sites para gerenciar seus “jobs”. O CodeFreelas oferece:

  • Criação e envio de orçamentos
  • Gerenciamento de projetos
  • Controle financeiro
  • Formação de equipes de trabalho
  • Networking

 

O envio de orçamentos, por exemplo, é integrado com a gestão de projetos. Quando uma proposta é aceita pela contratante, basta um clique para transformar o orçamento em um projeto – todos os itens (do orçamento) são convertidos automaticamente em tarefas (do projeto). Se o “job” estiver cadastrado no CodeFreelas, a integração é ainda maior. A ferramenta de controle financeiro oferece uma interface simples para controle de entradas e saídas. A de networking permite a criação de uma rede de contatos com profissionais de diversas áreas.

Para empresas ou interessados em contratar freelancers, o site também reune em um só lugar todas as informações referentes a determinada oferta, os orçamentos recebidos, as mensagens trocadas e as tarefas dos projetos que tenham sido criados para seus orçamentos. A interação entre contratante e contratado muito fica mais transparente e documentada. Confira um vídeo com mais detalhes:

Vagas

O site oferece ainda um canal de ofertas de trabalho onde são publicadas oportunidades de contratantes cadastrados ou de uma rede de sites parceiros, incluindo OpenJobs, Trampos.co, PowerFreela e 99Freelas. Assinantes do plano “Ilimitado” – R$ 19,90 por mês – recebem as ofertas por e-mail, entre várias outras vantagens. É possível testá-lo gratuitamente e sem preenchimento de dados de cartão de crédito por 30 dias. Depois, caso não haja interessa, basta permanecer no plano “Free”.

Assim como o cur.to, startup deste blogueiro, o CodeFreelas está sendo acelerado pela Estarte.me, aceleradora de startups digitais com sede em Porto Alegre (RS). Um detalhe: apesar do “Code” no nome, o site é aberto a freelancers de qualquer categoria. Vale experimentar.