testaissocapa

Até pouco tempo, testes de usabilidade eram quase uma exclusividade de grandes empresas e projetos, ou seja, prática distante de startups sem grandes investimentos por trás. Metodologias com Lean UX vêm modificando este cenário, mas um site brasileiro surge como uma mão na roda para quem quer testar um produto online sem estourar o orçamento.

O TestaIsso permite organizar baterias de testes de usabilidade remotos. Basicamente, o cliente contrata um pacote, que vai de um (R$ 79) a 10 testadores (R$ 679,90) e elabora uma série de tarefas a serem executadas e comentadas pelos participantes. Os testes são filmados remotamente pelo site e disponibilizados para o cliente, juntamente com as considerações e algumas perguntas adicionais que podem ou não terem a ver com as tarefas.

Avaliamos o TestaIsso submetendo o cur.to, agregador de redes sociais criado por este blogueiro, a uma bateria de cinco testes de usabilidade – fruto de uma parceria com a Usuall, empresa especializada em user experience. Em dois ou três dias, chegaram todos os resultados. Muitas das observações enviadas pelos testadores, tanto positivas como negativas, já eram de conhecimento.

Surgiram, no entanto, muitos outros detalhes que passam desapercebidos de quem concebeu o site. Afinal, não há nada mais revelador do que assistir, durante cerca de uma hora (cada vídeo dura de 10 a 15 minutos), pessoas que você não conhece utilizando o produto que saiu da sua cabeça e que você acessa no dia-a-dia. Parecia que algumas coisas eram óbvias… não eram.

É claro que o TestaIsso tem alguns problemas – todos reportados ao criador do site. O principal deles é que o cliente precisa baixar os arquivos de vídeo e rodá-los em sua própria máquina. Poderia ter um player no própria página de resultado que facilitasse na hora de assistir aos testes. A avaliação dos testadores, em escala de 1 a 10, também não faz muito sentido – pelo menos para este blogueiro.

Cur.to?

O cur.to é um agregador de redes sociais baseado em tópicos. Basta digitar ‘cur.to/hashtag’ na barra de endereços do navegador para acompanhar, em tempo real, (quase) tudo o que é publicado em quatro redes sociais (por enquanto) sobre o assunto. Experimente cur.to/usabilidade ou cur.to/ux. Mas o cur.to é tema para outra postagem.

curtocapa