Conheça a nova geração de TVs com tela curva

Observação: este post é uma contribuição da equipe do Buscapé ao blog TecHub.

Você já ouviu falar em TV com tela curva? Isso parece meio estranho, não acha? Pois é, teremos que nos acostumar com esse novo tipo de tecnologia. Assim como alguns protótipos de celulares com telas flexíveis e curvas, vivemos a nova era das TVs com tela ligeiramente curva.

Mas isso não é tão novo assim, sabia? Os telões de cinema também são curvados, isso acontece para que o espectador tenha um controle visual maior sobre a tela muito grande. A leve curvatura faz com que haja uma maior convergência em direção ao centro e tenhamos uma visão mais periférica, digamos, da imagem.

1

Esse novo modelo de TV vem, geralmente, com uma nova tecnologia de definição, chamada de UHD (Ultra High Definition). As TVs UHD têm formato widescreen de 16:9 e uma resolução mínima de 3840 x 2160 pixels. O quádruplo da resolução de uma tela Full HD, por exemplo, que tem 1920 x 1080 pixels.

Há também no mercado a nomenclatura 4K, porém a tecnologia é equivalente. Suspeita-se que os 3840p tenham sido transformados em 4000 (na linguagem da programação o “K” simboliza o 1000) somente para atrair o público e gerar um interesse ainda maior pela televisão. Será?

As TVs com tela curva são comercializadas no mercado, especialmente brasileiro, a partir de tamanhos maiores, como 55 polegadas, e já com a tecnologia 3D. Com o novo formato, especialistas afirmam que a TV apresenta, seguramente, uma tridimensionalidade mais convincente, com imersão no conteúdo exibido e sensação de cinema em casa.

2

As telas das TVs UHD ou 4K acompanham outra tecnologia conhecida como OLED, já ouviu falar? Criadas com LED (diodo emissor de luz) orgânico (por isso OLED), as luzes prometem uma maior nitidez, definição de cores e contraste.

Quando estimulados eletricamente, os diodos emitem luz em milhões de cores e com potência suficiente para dispensar a utilização de backlights. Essa ausência é o que permite que a espessura das telas OLED seja tão reduzida. O que também permitiu curvar levemente a tela sem qualquer perda de qualidade ou distorção da imagem.

3

Quanto à compatibilidade de aparelhos como o DVD e o Blu-ray, ainda não temos grandes soluções para a transmissão UHD. O material gravado nesse tipo de mídia é feito para a exibição em 1080p (tradicional do Full HD que conhecemos), isso significa que, muito provavelmente, novos leitores de vídeo serão lançados para uma definição mais apurada com 3840p.

Bem, enquanto isso, vale a pena testarmos essas novas TVs com tela curva, OLED e tecnologia Ultra-HD. Os fabricantes prometem uma experiência única, de cinema, e rica definição da imagem.

4

Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas e esclarecido o assunto. Acompanhe o TecHub para outras novidades sobre tecnologia e esteja sempre muito bem informado. Até mais!

Add Comment