Os principais portais da Internet brasileira estão transmitindo, ao vivo, os jogaços da Liga dos Campeões da Europa, entre outros. O problema é que as partidas são durante a tarde, quando muitos de nós estão no trabalho e não podem se dar ao luxo de permanecer duas horas com as “páginas de ao vivos” abertas no computador.

No caso deste blogueiro, a melhor solução seria assistir aos jogos em uma janela fixa no canto da tela, de forma que não prejudicasse (muito) o trabalho. Como tal possibilidade ainda não é oferecida pelos portais, vai aí uma gambiarra dica para fixar uma janela do navegador com o a transmissão ao vivo acima das demais.

O resultado fica meio tosco, mas dá conta do recado principalmente em monitores maiores. O exemplo abaixo foi capturado em um monitor de 17 polegadas com tela na resolução de 1280 x 1024 – no caso, do jogo Schalke 04 x Manchester United, transmitido nesta terça-feira pelo portal Terra:

Para tornar este cenário possível, é necessário instalar a extensão Always on Top, disponível para Firefox – não encontrei uma similar para Google Chrome e não procurei para Internet Explorer. Observe que, depois que o navegador for reinicializado, vai aparecer um novo botão do lado direito da barra de endereços.

Basta então acessar a página do ao vivo, redimensionar a janela de forma que permaneça aparente somente o player de vídeo e posicioná-la no canto que desejar da tela – para o resultado ficar melhor ainda, dá para ocultar as barras do Firefox.

Com isso, a janela ficará sempre visível mesmo que outras sejam selecionadas pelo usuário. É possível, por exemplo, digitar um texto no Word com o jogo rolando ao lado – se você conseguir manter a concentração, claro.

Dica adicional para usuários de Macintosh: um aplicativo gratuito chamado Afloat permite não somente fixar janelas acima das demais como outras configurações, inclusive deixar o vídeo semitransparente. O resultado fica muito bacana.